sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CEO – CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Deputado Zarattini participa da inauguração do milésimo CEO


 Foi inaugurado ontem, em Santo Amaro (Zona Sul de São Paulo), a milésima unidade dos Centros de Especialidades Odontológicas. O ato contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Secretário de Saúde do Município, José de Fillipi e de outras autoridades.

Deputado Zarattini também estava lá para prestigiar mais essa parceria entre o Governo Federal e o Município de São Paulo. O atendimento na área da saúde bucal vai ser duplicado com a oferta de novos serviços oferecidos para a população, trazendo mais saúde e qualidade de vida para quem mais precisa. 


Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.

Cada Centro de Especialidade Odontológica credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde. A implantação de Centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é, o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e Estados e municípios contribuem com outra parcela:

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo , os seguintes serviços:
- Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
- Periodontia especializada
- Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
- Endodontia
- Atendimento a portadores de necessidades especiais

Com informações do site do Departamento de Atenção Básica.http://dab.saude.gov.br/CNSB/atencao_secundaria_centro.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário