quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Linha ferroviária que liga o Porto de Santos ao Vale do Ribeira será reativada, anuncia Zarattini

O deputado Carlos Zarattini (PT/SP) reuniu-se nesta semana com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da America Latina Logística(ALL/Rumo) para tratar da reativação do ramal ferroviário Santos-Cajati que foi construído há 100 anos e está fora de operação desde 2002. Essa importante linha que possui mais de 200 km, cruza 13 municípios na ligação do Litoral Sul de São Paulo e o Vale do Ribeira, já transportou passageiros e cargas, principalmente frutas e minério.




Em resposta ao pedido, a ANTT informou que as licenças ambientais necessárias para a retomada das obras devem estar aprovadas em breve, quando a concessionária do serviço (ALL/Rumo) poderá retomar os trabalhos de recuperação da linha que incluem recomposição de taludes, drenagem, reposição de trilhos e troca de dormentes. 


“Essa ferrovia é a única que atende a região sul do Estado. A estimativa inicial é que 1,5 milhão de toneladas de cargas podem ser comercializadas por ano. Seguiremos lutando para que as obras de implementação da ferrovia seja concluídas. Isso vai garantir mais emprego e renda para a população da região”, destacou. Zarattini, ainda, chamou a atenção da ANTT e reafirmou a necessidade da retomada do transporte de passageiros na linha, considerando, dentre outras coisas, os atrativos turísticos que os municípios oferecem naquele trecho.

Crédito: : Bruno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário