quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Zarattini protesta contra demissões em Cubatão

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) ocupou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (4) para protestar contra as demissões anunciadas pela Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas) unidade da cidade de Cubatão, São Paulo. Esse cenário, segundo o petista, pode paralisar, mesmo que temporariamente, as atividades da siderúrgica. Ele observou que essa companhia é a antiga COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista) que foi privatizada na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Caso a paralisação das atividades da empresa seja confirmada, o município de Cubatão perderia 4 mil empregos diretos e 1,5 indiretos. Já na região da Baixada Santista, 23 mil pessoas poderão perder o trabalho e 100 empresas fechariam as portas. “Essa nova diretoria, que foi beneficiada com financiamentos públicos do BNDES e, agora, pleiteia financiamento da Caixa Econômica Federal, decidiu encerrar as atividades da sua unidade de Cubatão e vai levar a demissão mais de 4 mil trabalhadores”, denunciou Zarattini.


De acordo com o deputado, essa ação vai desencadear fechamento de empresas, não apenas em Cubatão, mas em toda a Baixada Santista. “É um verdadeiro caos social o que essa empresa vem fazendo, apesar, inclusive, de estar sendo beneficiada, agora, por um câmbio muito mais favorável às suas atividades”, afirmou.
O deputado anunciou que ele, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, deputados federais, diversos sindicalistas se reuniram com o ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, para buscar uma forma de evitar o fechamento da companhia e proteger o emprego e a renda dos milhares de trabalhadores.
“Lá nós conseguimos que o nosso ministro Miguel Rosseto, junto com os ministros da Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, e da Casa Civil, Jaques Wagner, se mobilizem para convocar, aqui em Brasília, os representantes da empresa para discutir uma solução para garantir o emprego dos trabalhadores de Cubatão”, disse Zarattini.
De acordo com Carlos Zarattini, o ministro Rosseto assegurou que vai coordenar essa ação do governo federal para em conjunto com essas pastas, analisar a situação e garantir a suspensão das demissões por 120 dias. A intenção é buscar uma estratégia de manutenção dos postos de trabalho e reestruturação da indústria de aço no país.
Deputado Zarattini informou, ainda, que para investigar a decisão da empresa apresentou requerimento a CPI do BNDES solicitando informações sobre os financiamentos concedidos pelo BNDES a Usiminas.


Benildes Rodrigues com Assessoria Parlamentar
Fotos: Renato Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário