quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Zarattini manifesta otimismo com o Brasil: Vamos vencer a crise porque somos uma sociedade melhor

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (23) para elogiar iniciativas implementadas pelo governo nos últimos anos e que tiveram reflexos importantes para a sociedade brasileira como um todo. Ele apresentou  dados mostrando que o setor educacional deu um salto com aumento de crianças na pré-escola, redução do analfabetismo e ampliação do número de jovens nas universidades. O deputado também defendeu a votação de medidas importantes para o país vencer as dificuldades na área econômica. 
Zarattini enumerou os avanços na área da educação. “Tivemos o anúncio de que o índice de crianças na faixa da pré-escola, que em 2007 era de 70% de crianças, em 2013 chegou a 81,4% e, em 2014, a 82,7%. Ou seja,  estamos avançando rapidamente para chegar aos 100% de crianças nessa faixa etária da pré-escola. Desse total, 71,5% refere-se a escolas públicas. Portanto, nós estamos obtendo um avanço muito grande no atendimento público”.
Ainda houve redução do analfabetismo. “Há 10 anos, era de 11,5%. Em 2013, caiu para 8,5% e, em 2014, caiu para 8,3%. Foi um avanço importante. Outro número que nos impressiona: as crianças de famílias extremamente pobres, que trabalham. Nós tínhamos, em 2013, 172 mil crianças trabalhando. Hoje, em 2014, esse número foi reduzido para 138 mil. Isso tem sido muito bom, porque tem levado ao aumento da consciência da população brasileira”, afirmou o deputado do PT. Mesmo com discursos contrários, acrescentou Carlos Zarattini, existe sim Pátria Educadora.
“Tínhamos, em 2002, três milhões de jovens cursando universidade; hoje, nós temos mais de 7 milhões de jovens cursando as universidades. Portanto, são avanços bastante significativos na nossa sociedade. E sempre vêm dizer: Não, o Brasil está sozinho no mundo; é um País cuja economia está caindo, tendo recessão. Mas vejam vocês o crescimento na zona do Euro este ano: está previsto na Alemanha 0,3%; na Itália, 0,2%; na França, 0,3%. E lá o desemprego já chegou a 10%, certo?”, questionou.
“Aqueles que dizem que a recessão é só no Brasil estão redondamente enganados. Nós precisamos vencer essa recessão, precisamos aprovar projetos importantes, como um fundamental para a gestão orçamento, que é a DRU — precisamos que ele seja aprovado ainda esse ano aqui na Câmara dos Deputados e possa ser votado no Senado. Precisamos aprovar a CPMF para equilibrar o orçamento, e precisamos votar tantos outros projetos importantes, e, inclusive, garantir mais créditos na economia, mais créditos para a pequena e micro empresa”, ressaltou Carlos Zarattini .
O deputado também defendeu a ampliação do crédito para a pequena e micro empresa, para o consumidor, para a recuperação na economia, para retomar o crescimento. “O nosso País é muito maior do que essa crise, tem muito mais condições do que essa crise que estão querendo pintar como uma grande crise, mas o Brasil vem melhorando substantivamente. Nós vamos vencer a crise. Nós vamos vencer essa situação, porque a sociedade brasileira vem melhorando muito, as condições de educação, as condições de saúde”.
Ele lembrou ainda os avanços que o Programa  Mais Médicos trouxe para o país.  “A Presidenta Dilma contratou mais cinco mil médicos pelo programa Mais Médicos. Para atender onde? Exatamente nas regiões do interior do País, nas periferias das grandes cidades e nas cidades pequenas, onde, muitas vezes, nenhum médico quer ir lá atender. Então, esse é o Brasil que nós queremos: um Brasil que vem avançando, vem melhorando, com uma juventude cada vez mais consciente”, finalizou o petista.
Gizele Benitz / Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário