terça-feira, 3 de novembro de 2015

Zarattini pede regime de urgência para projeto que altera pontuação para motoristas profissionais

Com o apoio dos líderes de partidos na Câmara, o deputado Carlos Zarattini (PT/SP) apresentou nesta terça-feira (3/11) requerimento solicitando pedido de urgência para a votação do projeto de Lei 6544/2013, que altera a contagem de pontuação para efeitos de suspensão do direito de dirigir para motoristas profissionais.

De acordo com o projeto, os motoristas profissionais terão a suspensão do seu direito de dirigir quando atingirem a contagem de vinte pontos ou no conjunto de infrações de natureza leve e média, ou no conjunto de infrações de natureza grave e gravíssima, contados separadamente. Hoje, pelas normas do Código Brasileiro de Trânsito, a contagem de 20 pontos atingida por infrações de natureza leve, média, grave ou gravíssima, cometidas no período de 12 meses implica na suspensão do direito de dirigir.

Crédito: Zeca Ribeiro 

Na avaliação de Zarattini, a medida vai evitar que motoristas profissionais percam o emprego por infrações de natureza leve. Isso porque a suspensão do seu direito de dirigir implica na perda do seu trabalho, meio de vida e sustento da sua família. “Somos a favor da aplicação da suspensão porque inibe as infrações, mas não podemos punir em pé de igualdade o motorista comum e o profissional. Até porque é sabido que a maior parte das infrações destes profissionais é de natureza leve e média e a suspensão da (Carteira Nacional de Habilitação) CNH pode significar perda do posto de trabalho”, defendeu o deputado.

Caso o requerimento de urgência seja aprovado pelo Plenário da Câmara, a proposição será colocada na Ordem do Dia da sessão deliberativa e votada imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário