sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Zarattini será o líder do PT na Câmara em 2017

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, dando sequência a tradição, elegeu por aclamação, nesta quinta-feira (15), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) como novo líder do PT na Câmara. Zarattini agradeceu ao seu oponente, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que num gesto de grandeza retirou o nome da disputa, produzindo dessa forma a unidade que sempre permeou as decisões da bancada petista. “Obrigado pelo gesto que não é só seu, mas de todo o grupo que te apoia, no sentido de a gente manter a unidade da nossa bancada”. Carlos Zarattini substituirá o deputado Afonso Florence (PT-BA) que antecipou a sucessão, que tradicionalmente ocorre em fevereiro.
 

O novo líder, num discurso simbólico, apontou o afastamento do presidente ilegítimo e usurpador Michel Temer e a derrubada da reforma da Previdência, em debate na Câmara, como tarefas prioritárias da bancada para o próximo ano. “Um dos nossos objetivos é retirar esse governo o mais rápido possível do Palácio do Planalto e eleger um novo governo pelo voto popular. Esse tem que ser o nosso objetivo, essa tem que ser a nossa unidade. Espero que a bancada caminhe toda unida em torno disso”, conclamou Zarattini.
“Nós vamos ter enfrentamento a todo o momento. Estamos vendo que a política que eles aplicam é a de restringir as conquistas dos trabalhadores ao longo de décadas, não só as dos últimos 13 anos. Por isso, vamos ter uma grande batalha, que vai ser a batalha da reforma da Previdência, para a qual nós temos que jogar toda a nossa energia. Nós temos todas as condições de derrotar o governo nessa reforma”, observou o novo líder do PT, que ainda afirmou que essa é uma das faces perversa do presidente golpista. 


“Esse governo que já mostrou todas as suas faces. Além de retirar as conquistas dos trabalhadores, objetiva também, aumentar a repressão, o autoritarismo no nosso país e que quer cercear a democracia. É um governo marcado, sempre, com objetivos escusos e ligados a um processo tradicional de corrupção das elites brasileiras”, afirmou.

Mesa Diretora – A sucessão da Mesa Diretora da Câmara foi outra tarefa elencada por Zarattini. Segundo ele, não dá mais para aceitar a tentativa de isolamento de uma bancada que conta com 58 parlamentares – constituindo-se na segunda maior bancada da Câmara dos Deputados. 
“Queremos que esta Casa respeite o nosso partido. Esse respeito tem que ser exatamente o retorno do PT, do nosso espaço na Mesa Diretora. Sairemos do isolamento que tentaram nos impor. Vamos nos recolocar no centro das decisões desta Casa. Não podemos aceitar nenhum tipo de exclusão em qualquer decisão tomada”, salientou Zarattini.

Unidade - Ao discursar, o deputado Paulo Pimenta enalteceu o perfil do novo líder e reafirmou a posição do grupo em favor da unidade da bancada. “O nosso grupo entendeu, de maneira majoritária que o melhor caminho para construirmos a unidade e a posição da bancada - nesse próximo período - é a indicação do Zarattini como nosso líder em 2017, e possamos assumir essa tarefa de liderar a bancada em 2018. A partir desse entendimento, saímos com o objetivo de responder ao desafio e a expectativa que o povo brasileiro tem depositado nesta bancada”, disse Pimenta.

Quem também fez questão de se pronunciar, foi o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). “Prevaleceu a unidade num momento de profunda crise e de recuperação da imagem do PT, que já começa a acontecer, e das nossas possibilidades de 2018. Foi importante escolher um líder num acordo, prevalecendo o bom senso e o espírito partidário e de projeto. O Zarattini tem todos os predicados pela sua história no PT, da sua conduta na bancada. Ele reúne todas as condições para ser um grande líder em 2017”, comemorou Guimarães.

Perfil - Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e especializado em Engenharia de Transportes, Carlos Zarattini luta desde os treze anos por um Brasil democrático, soberano e socialmente justo.
Filiado ao PT desde 1987, assumiu sua primeira atividade parlamentar em 1995, quando assumiu uma vaga de vereador na Câmara Municipal de São Paulo, na qual ganhou notoriedade ao elaborar e garantir a aprovação da proposta que estabeleceu o Bilhete Único do sistema de transporte público.

Em 1998 foi eleito deputado estadual e atuou com ênfase na área de Educação. Na gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo foi Secretário Municipal de Transportes e mais tarde comandou a Secretaria de Sub-Prefeituras. Foi membro do Diretório Nacional (1997-2003) do PT e exerceu outros cargos de direção em nível estadual e municipal.

Elegeu-se deputado federal em 2006 e foi o autor da Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica, beneficiando milhares de famílias em todo o país. Foi reeleito em 2010 com mais de 200 mil votos e em 2014 com mais de 130 mil votos válidos.
Benildes Rodrigues/ Foto: GustavoBezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário