quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PT reafirma defesa do respeito à proporcionalidade das bancadas para eleição na Câmara

A bancada do PT na Câmara definiu nesta terça-feira (17) os critérios que vão nortear o eventual apoio do partido a um dos candidatos à presidência da Câmara. Os parlamentares firmaram posição a favor do respeito ao princípio democrático da representação proporcional na composição da Mesa Diretora da Casa – o PT tem a segunda maior bancada – e do respeito às regras do Regimento Interno da Câmara. Também foram destacados o direito ao amplo debate das propostas enviadas pelo governo ilegítimo e golpista de Michel Temer à Câmara, com destaque para as reformas da Previdência e Trabalhista, além da garantia de participação popular nas discussões.
Até agora, quatro candidatos disputam a presidência da Câmara. O atual presidente, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF). “Nós precisamos ter democracia na Câmara e essa democracia passa pelo respeito à proporcionalidade e ao regimento interno. O PT tem que estar na Mesa porque possui a segunda maior bancada (da Câmara) eleita pelo povo brasileiro. Então, nossa principal decisão é colocar a todos os candidatos, e a todos os partidos da Casa, essa exigência de respeito à democracia”, afirmou.
O líder também destacou que a bancada petista não abre mão do direito ao amplo debate de todos os projetos em tramitação na Câmara. “Queremos que os projetos que venham para essa Casa sejam amplamente debatidos, queremos a participação popular no parlamento, queremos ver as galerias abertas à participação do povo, porque os temas em debate mexem com a vida de todos brasileiros, especialmente a reforma da Previdência e a reforma Trabalhista”, ressaltou.

Na reunião ficou definida a composição de uma comissão que discutirá o posicionamento da bancada nesse processo de eleição para a presidência da Câmara e que se reunirá com o ex-presidente Lula e com a Executiva Nacional no dia 19, quinta-feira. Já na sexta (20), o tema será debatido na reunião do diretório nacional do PT, em São Paulo.
Fazem parte da Comissão da bancada o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e os deputados Arlindo Chinaglia (SP), Décio Lima (SC)Givaldo Vieira (ES)José Guimarães (CE)José Mentor (SP), Marco Maia (RS)Nelson Pellegrino (BA), Paulo Pimenta (RS)Paulo Teixeira (SP), Pedro Uczai (SC) e Vicente Cândido (SP).


Rui Falcão - Presente à reunião, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, também apoiou a exigência da bancada de presença na Mesa Diretora, afirmando que “o PT precisa ter participação correspondente ao peso social que representa na Câmara”.
Segundo Falcão, a participação na Mesa Diretora fortalece o PT na luta contra os retrocessos propostos pelo governo ilegítimo e golpista de Michel Temer. “Estamos dialogando com todos os movimentos sociais que desejam barrar essas medidas de retrocesso que o governo golpista vem implementando, e que estão sendo feitos a toque de caixa no País. Isso não corresponde aquilo que a população espera. Estão revogando direitos, estabelecendo medidas antidemocráticas e desmontando em pouco tempo o que foi duramente construído ao longo dos 13 anos dos governos petistas”, lamentou.
Héber Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário