sábado, 20 de agosto de 2011

Usinas Termoelétricas à base de lixo!

Prezados e Prezadas:

O Estado de S. Paulo, pela Lei n. 13.798, de 9.11.2009 (Política Estadual de Mudanças Climáticas), se comprometeu internacionalmente a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 20% até o ano de 2020.

Na contramão desse compromisso normativo, tanto o governo federal como o estadual vêm anunciando a instalação de dezenas de usinas termelétrica no Estado, 18 delas à base de queima de lixo, fontes amplamente poluentes, obsoletas, que estão sendo paulatinamente desativadas nos países desenvolvidos, e as corporações transacionais estão tentando nos impor, goela abaixo, essas sucatas ambientais.

A queima do lixo, além de promover aumento de cânceres e doenças respiratórias, viola os principais objetivos da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, em especial, o da redução do lixo, de sua reciclagem, coleta seletiva e reaproveitamento, eliminando milhões de empregos de coletores de lixo pelo país afora.

Essas fontes de energia suja só irão contribuir para aumento da poluição atmosférica de um ar já amplamente saturado, como é esse de nosso Estado.

Por isso, a Defensoria Regional de Taubaté e sociedade civil do Vale do Paraíba pedem a todos que subscrevam o abaixo assinado encontrado no portal indicado abaixo, assim como ajudem a reproduzir essa luta pelo país e mundo afora.

Grato pela atenção.

domínio http://www.progressosustentavel.com

Wagner Giron de la Torre

Defensor Público

Pça. Cel. Vitoriano, 113, centro,

Taubaté-SP- CEP 12020-020

(12) 3624-2676


Nenhum comentário:

Postar um comentário