VALOR ECONÔMICO
Maioria defende mais recursos para as Forças Armadas, mostra pesquisa
Por Thiago Resende
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a maioria da população acredita que as Forças Armadas deveriam ter mais recursos para modernizar os equipamentos militares. Em pesquisa realizada com 3.796 pessoas em 212 municípios, 70,3% dos entrevistados defende essa tese. O restante acha que a área da defesa tem recursos suficientes ou devem, até, serem reduzidos.
A segunda pesquisa “Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Defesa Nacional” apontou também que 50,7% da população acha que o apoio do governo à indústria de defesa é importante, “mas somente para empresas brasileiras”.
“O Brasil tinha uma indústria de defesa muito forte na década de 70 e 80, mas infelizmente ela regrediu”, afirmou o coronel do Exército Walter Ribeiro Benvindo, ao citar a necessidade de importação de aviões de caça, por exemplo.
Quase metade dos entrevistados (49,6%) confia "muito" ou "totalmente" nas Forças Armadas, e considera importantes as atividades de “cunho social” exercidas pelos militares. Como ajuda à população com serviços médicos e combate à criminalidade em parceria com as forças policiais, destacou o técnico do Ipea Edison Benedito Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário