segunda-feira, 17 de junho de 2013

Declaração do Dep. Zarattini sobre as manifestações em São Paulo.


As manifestações contra o aumento das tarifas de transporte exigem de nós petistas uma reflexão. 
Por um lado relembrar que o programa de governo do nosso prefeito Haddad no transporte vem sendo cumprido:reajustou as tarifas abaixo da inflação, prepara as obras de novos corredores e a implantação do bilhete único mensal. 
Em segundo lugar, demonstrar que o governo federal ao desonerar em parte as tarifas colaborou para que o reajuste fosse menor e ainda garantiu que as tarifas do metro e trens do governo estadual também tivessem um reajuste abaixo da inflação.
Em terceiro lugar, nós nunca apoiamos medidas repressivas e violentas como as que foram adotadas pela tropa da PM de Alckimin. Ao contrario, a tradição dos governos petistas, e em particular nos dez anos do governo federal, é a do dialogo e da negociação.
Em quarto lugar, diante do engajamento de uma parte expressiva da juventude nas manifestações e logicamente da repercussão social que elas tem, temos que admitir que a prefeitura não comunicou bem os motivos do reajuste e os limites do orçamento para ter tomado tal decisão.
Portanto, é correta a decisão do prefeito de abrir o debate no Conselho da Cidade. Ela dá transparência para as informações e permite que surjam outras propostas. Mas, se esse debate não for suficiente para resolver a situação, devemos aprofundar a democracia e utilizar um instrumento previsto na lei municipal: a convocação de um plebiscito onde a população vai decidir entre o congelamento das tarifas ou o investimento em melhorias de infra estrutura que melhorem a qualidade do transporte.
O PT não pode abrir mão de decisões democráticas mesmo agora quando acabamos de sair de um processo eleitoral e nosso governo não completou nem seis meses.
Devemos esgotar o debate. Foi assim que fizemos quando, no governo Marta, fomos aos bairros explicar o que ia ser o bilhete único e as transformações no transporte de Sâo Paulo. 
É hora de voltar aos bairros e debater com a população!

2 comentários:

  1. Louvável posicionamento,
    Não podemos amiudar tal levante popular, temos a consciência que ao longo da nossa história petista, lutamos por um País democrático e com total transparência, razão pela qual lutamos com afinco e dedicação para hastear a nossa bandeira no maior número de lugares possíveis em todo território Nacional, ganhamos admiradores e nos fortalecemos para nos tornamos o que somos agora, acredito por tanto, que todo esse movimento é contra os oligopólios, maus costumes dos empresários que administram as concessões do País. Não podemos partilhar dos autos lucros das empresas de transportes públicos em todo País, sendo que a contra partida a sociedade é muito “ad quem” do que deveria, segue nesse diapasão as concessões de rodovias estaduais e federais, dos portos, aeroportos, tais concessões aqui citada, revolta a sociedade a cada vez que é citada nos noticiários, que mostram o desprezo e o desrespeito com o País e a nossa sociedade. Fiscalizar é preciso e protestar é necessário para continuar em uma democracia e conquistar a tão sonhada transparência das atividades públicas, seja ela uma concessionária ou não.

    ResponderExcluir
  2. companheiro tdo bem! O sr. tem toda a razão, mas as Prefeituras; arrecadam tdo dia 1,5% imposto sobre combustíveis. Agora eu digo será que não podiam transferir uma parte desse imposto para, poder abaixar as tarifas de ônibus. Obrigado
    jose gomes junior seu eleitor e filiado ao melhor partido de esquerda do Brasil o PT!

    ResponderExcluir