terça-feira, 9 de agosto de 2016

Truculência da polícia contra petroleiros não impede debate profundo sobre projeto entreguista do pré-sal

A ação truculenta da polícia legislativa da Câmara dos Deputados, na manhã desta terça-feira (9), resultou na prisão de dois militantes do movimento dos petroleiros que protestavam contra o projeto do chanceler golpista José Serra que entrega o pré-sal às multinacionais do petróleo. O protesto ocorreu porque os militantes estavam sendo proibidos de entrar na Câmara para acompanhar a Comissão Geral marcada para debater o projeto de Serra.
Apesar da repressão violenta, o debate no plenário da Câmara foi realizado e inúmeros parlamentares do PT se manifestaram sobre as pretensões entreguistas dos golpistas e também sobre o incidente com os petroleiros.

“Eu diria que só neste momento em que temos um golpe parlamentar em curso neste País, um golpe que quer não só a tacar duramente a nossa soberania, como também as nossas riquezas e a imensa rede de proteção social que foi construída neste País, cria-se um cenário favorável a que um projeto desse prospere nesta Casa”, afirmou o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que, em sua fala, também parabenizou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) por este ter sido o autor da proposta de realização da Comissão Geral.

Pellegrino questionou os motivos que levam o PSDB, em conluio com o governo interino e golpista de Michel Temer, a colocar a toque de caixa a apreciação e votação dessa matéria. “O que eles querem acelerando esse processo? Eles querem fazer esse leilão no momento em que a Petrobras não terá condição de disputar e aí, como no campo de Carcará, entregar a preço de banana a nossa reserva do pré-sal”, denunciou Pellegrino, referindo-se recente à venda desse bloco do pré-sal à empresa norueguesa Statoil Óleo e Gás.

“A estratégia deles é fazer com que esse leilão aconteça no momento mais favorável aos interesses das grandes empresas privadas e em detrimento do interesse da Petrobras. Esse leilão acontecerá justamente no momento em que as áreas mais estratégicas, as áreas mais importantes, vão ser leiloados. Eles vão entregar essas áreas para o capital privado. Para a Petrobras sobrará o que depois? Absolutamente nada”, apontou Pellegrino, que considera “imperioso que derrotemos esse projeto, que o Brasil não se fragilize e que não fragilizemos a Petrobras”.
         
 
                       
       
Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), o Parlamento brasileiro está debatendo umas das decisões mais estratégicas que o Brasil vai tomar nesta década. “A maior potencialidade de crescimento, desenvolvimento futuro, investimentos em educação e saúde, ou seja, o projeto de desenvolvimento nacional, o nosso projeto de Nação está em jogo nesta votação”, alertou Fontana.




Henrique Fontana, que também é vice-líder da Bancada do PT, classificou de “conservadores” e “ultraliberais” os argumentos dos parlamentares que defendem o projeto privatista de José Serra. Ao mesmo tempo, o petista lançou um desafio a Serra e ao governo ilegítimo e temporário de Michel Temer. “Vamos fazer um plebiscito com debate nacional, para que todo o povo brasileiro decida se quer entregar o pré-sal ou não”, propôs Fontana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário