sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aliança vitoriosa vai garantir governabilidade à gestão de Dilma, diz líder do PT

Em entrevista oletiva, Dilma promete atenção total a saúde. Com maioria na Câmara, aliança vai garantir governabilidade.
(Da Liderança do PT na Câmara - http://www.ptnacamara.org.br/) - 

Além de receber um governo com altos índices de aprovação, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) terá uma maioria confortável nas duas Casas do Congresso Nacional.

Os 10 partidos que fazem parte da coligação da petista (PT, PMDB, PDT, PRB, PTN, PSC, PR, PTC, PSB, PCdoB) começam a nova legislatura em fevereiro com 311 deputados e 50 senadores, número suficiente para aprovar mudanças na Constituição, que exigem três quintos da composição de cada Casa - 308 deputados e 49 senadores.

Na Câmara, o PT será a maior bancada, com 88 deputados. Logo em seguida, vem o PMDB, com 79. A situação se inverte no Senado, onde os peemedebistas serão maioria, com 21 cadeiras, seguidos do PT, que terá 14 senadores.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), a aliança vitoriosa articulada durante a eleição vai garantir governabilidade à gestão de Dilma Rousseff. "Os partidos que ajudaram nesta conquista estarão participando do governo. Sabemos que não ganhamos a eleição sozinhos. Vamos partilhar a condução deste governo, e o sucesso dele será feito na medida em que a gente saiba equilibrar as responsabilidade", afirmou.

Segundo Fernando Ferro, os temas de saúde, educação e segurança pública devem ter prioridade no próximo governo. "Existem insuficiências e dívidas sociais que precisamos reparar. Temos que saber combinar esta agenda com a montagem do novo governo", disse.

A primeira batalha no Legislativo será travada ainda com a atual composição partidária: a aprovação do Orçamento da União, que pela Constituição precisa acontecer até 23 de dezembro. Como ocorre todos os anos, boa parte das discussões se dará em torno da fixação do valor do salário mínimo, a ser pago a partir de 1º de janeiro. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada no primeiro semestre prevê que sejam assegurados recursos para um aumento real do salário mínimo, a partir de índice a ser negociado com as centrais sindicais.

O projeto de Orçamento para 2011, enviado pelo Executivo, estabelece a correção apenas pela inflação: o valor do salário mínimo passaria dos atuais R$ 510 para R$ 538,15. O governo aplica a regra que vinha sendo usada nos últimos anos - correção pela inflação do ano anterior àquele em que é dado o reajuste, somada ao crescimento do produto interno bruto (PIB) de dois anos antes. Como o PIB de 2009 foi negativo, o reajuste do mínimo previsto para 2011 reflete a variação da inflação.

Para o líder do PT na Câmara, a oposição não deve usar a votação do Orçamento para fazer um "terceiro turno" das eleições presidenciais. "Pode haver algum setor mais irascível ou raivoso. Mas no geral as pessoas têm noção das responsabilidade com o País. Aqueles que não tiverem responsabilidade para tratar disso serão julgados pelo olho vigilante da sociedade", afirmou Fernando Ferro.

Bancada feminina
A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Pietá (PT-SP), espera que as mulheres do Congresso Nacional dêem um suporte importante para que a presidente Dilma Rousseff consiga enfrentar as fortes pressões dos setores "mais conservadores" da sociedade.

A deputada avalia que a eleição de uma mulher para a Presidência da República deverá contribuir para ampliar a participação das mulheres no poder. Ela lembra que a presidente eleita começou o primeiro discurso após a eleição com o compromisso de honrar todas as mulheres brasileiras. "A partir de agora, vamos ter para as crianças e a juventude uma referência que nunca antes houve no Brasil, que é uma mulher na Presidência, assim como Lula foi a primeira referência - e que deu certo - de um trabalhador no governo", disse Janete Pietá.

2 comentários:

  1. Olá nobre Deputado,
    Sou do Rio de Janeiro e faço parte do PT com muito orgulho! Não tenho palavras para elogiar o seu blog. O companheiro está de parabéns e espero mais vezes visitá-los. Sucesso e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Se possível, gostaria que o companheiro fosse meu seguidor no meu Blog. Eu ainda não domino totalmente a internet e por isso, não o segui, mas vou tentar.

    Um abraço PTista!!!

    ResponderExcluir