sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vamos aprovar a MP 511 que garante o financiamento para o Trem de Alta Velocidade!

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, este é o primeiro pronunciamento que faço após as eleições e gostaria de aproveitar para agradecer a todos aqueles que nos apoiaram, a toda população de São Paulo que nos recebeu sempre com carinho e alegria e que nos possibilitou esse novo mandato que iniciaremos em 1º de fevereiro.

Gostaria também de cumprimentar a todos os Deputados desta Casa, aqueles que se elegeram, aqueles que trabalharam, batalharam e conseguiram os votos, participando deste grande momento democrático do nosso País, que reafirmou o Brasil como uma das maiores democracias do mundo com uma eleição absolutamente livre, competitiva, em que todos puderam manifestar livremente suas opiniões.

Gostaria também, Sr. Presidente, de utilizar a tribuna hoje para defender a Medida Provisória 511, que possibilita recursos ao BNDES para que financie o investimento do trem de alta velocidade e garanta possíveis riscos que surjam nesse empreendimento. Muitos têm se oposto, através de jornais, a esse grande empreendimento que vai viabilizar a circulação na Região Sudeste do Brasil, ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, possibilitando a ligação entre os aeroportos de Guarulhos, Viracopos, fazendo com que a população do nosso Brasil volte a ter a oportunidade de ter o transporte ferroviário de passageiros, que foi extirpado do Brasil com a privatização da malha ferroviária.

A privatização da malha ferroviária foi um verdadeiro desastre em nosso País, porque acabou com o trem de passageiro e deu pouquíssimas responsabilidades às concessionárias, que hoje cobram um frete extremamentealto, que encarece os nossos produtos de exportação, em particular os agrícolas. Com esse novo trem de alta velocidade nós não apenas vamos fazer a ligação dessas 3 cidades, também de cidades intermediárias — provavelmente São José dos Campos, Jacareí, Jundiaí, Volta Redonda, Aparecida — , que vão estar sendo atendidas por esse trem, que é um meio moderno de locomoção. Vamos, também, garantir que aquele desenvolvimento urbano que hoje ocorre através do inchaço da sociedade das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro seja distribuído de forma mais homogênea ao longo dessa linha. Temos que aprovar a Medida Provisória nº 511 porque ela vai garantir o desenvolvimento e a tecnologia nacional.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Um comentário:

  1. Parabéns amigo, por mais uma vitoria; ainda se lembra do amigo!! ja fas um tempinho, estou morando em Parnamirim, aqui pertinho de natal, quando aparecer por aqui não deixe de me procurar, meu email é: amilton.vieira@hotmail.com, fones 84 99586801/91317726/88855100 e o fixo é 32084200
    saudações petista

    ResponderExcluir