sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vamos debater uma política monetária e cambial para enfrentar a ofensiva americana!

Pronunciamento da Câmara dos Deputados em 11/11/2010

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra ao ilustre Deputado Carlos Zarattini, que disporá de 3 minutos.


O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaríamos de manifestar o nosso apoio à delegação brasileira que foi à Coréia, comandada pelo Presidente Lula e pela Presidenta eleita Dilma Rousseff, onde se discute a questão cambial e a forma como os Estados Unidos vêm fazendo uma ofensiva protecionista, por meio da derrama de dólares no mercado mundial, o que prejudica não só o Brasil, mas todos os demais países em desenvolvimento.

Trata-se de decisão única e exclusiva dos Estados Unidos, contra a qual devemos efetivamente nos contrapor nos fóruns internacionais e dela nos defender internamente.
É necessária a aplicação de medidas internas de defesa não só da nossa indústria como da nossa agricultura, medidas que garantam o emprego, a produção e as condições para que o País continue se desenvolvendo.

Não é possível que o maior país do mundo em termos econômicos, com o poder que tem e com a posse da moeda de conversão internacional, continue agindo dessa maneira. Por isso, gostaríamos, Sr. Presidente, que nossa Casa instalasse uma Comissão Geral onde pudéssemos discutir a questão cambial. Deveríamos fazer com que, no plenário desta Casa, houvesse um grande debate, até porque nossa Constituição prevê que o Congresso Nacional discuta e defina a política monetária e cambial. Mas nós, efetivamente, até agora não assumimos esse papel de discutir e aprofundar o debate sobre a política monetária e cambial.

Sr. Presidente, deixo aqui essa sugestão para que tomemos a iniciativa, através da Mesa da Câmara, de fazer esse debate. É necessário que o Congresso Nacional entre nessa discussão para que o nosso País realmente encontre uma saída para enfrentar essa ofensiva dos Estados Unidos, que, ao invés de incentivar o desenvolvimento e a produção, faz uma grande derrama de dólares, o que prejudicará os países em desenvolvimento.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário