quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Agora está faltando o Bilhete Único Metropolitano!!!

Guarulhos implanta Bilhete Único no transporte coletivo municipal

O prefeito petista de Guarulhos, Sebastião Almeida, implantou em 28 de dezembro passado o Bilheto Único no transporte coletivo municipal. O cartão individual que armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens de ônibus e micro-ônibus municipais, que são descontados à medida de sua utilização, pode ser adquirido, atualmente, em 40 pontos de venda (veja relação completa). Inicialmente, foram produzidos 30 mil unidades do cartão Bilhete Único Cidadão.

Conforme a administração, assim que a nova rede de transporte coletivo estiver em funcionamento, as pessoas poderão usar o Bilhete Único de Guarulhos para se locomover por toda a cidade, pagando uma única tarifa pelo período de duas horas, contado a partir do momento em que passar pelo aparelho de leitura do primeiro veículo. Com isso, será possível economizar tempo e dinheiro.

No momento, o novo cartão está sendo aceito nos veículos da frota municipal do mesmo modo que o Guarupasse, ou seja, sem a integração com outras linhas. Ele só tem validade nas viagens atendidas pelo transporte coletivo municipal. Assim que o novo modelo de transporte entrar em operação, os passageiros poderão utilizar, em qualquer local (pontos de parada, estações de transferência e terminais urbanos), mais de um ônibus ou micro-ônibus.

USO EXCLUSIVO NA REDE MUNICIPAL – A previsão é que 450 mil pessoas sejam beneficiadas, diariamente, com a integração por duas horas. O Bilhete Único ainda não permite o uso das linhas intermunicipais. Dessa forma, quem precisa se deslocar para outro município terá de pagar a tarifa separadamente. “A integração com os ônibus intermunicipais depende de uma decisão do Governo do Estado. Da nossa parte, estamos preparados para essa operação, tratando disso inclusive com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)”, afirma o secretário José Evaldo Gonçalo.

Não há obrigatoriedade para aquisição do Bilhete Único. Caso a passagem seja paga com dinheiro, não será possível embarcar em outra linha municipal. Qualquer passageiro terá direito a utilizar o cartão. O funcionamento do sistema é simples. Basta aproximar o cartão com créditos do validador e a catraca será liberada, a exemplo do que ocorre atualmente com os cartões de passagem já existentes.

De acordo com José Evaldo Gonçalo, a administração municipal respeitará a decisão da Justiça em relação às liminares concedidas aos profissionais do sistema de transporte coletivo que não conseguiram passar no processo seletivo do novo modelo e que continuam a operar: “Vamos cumprir todas as decisões judiciais, ao mesmo tempo em que damos sequência à implantação do Bilhete Único.”

A intenção é que as casas lotéricas e as redes de farmácia também passem a fazer a recarga do Bilhete Único. Inicialmente estarão à disposição seis modelos de cartões: Bilhete Único Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Bilhete Único Escolar (para uso de estudantes e professores), Bilhete Único Vale-Transporte (para empregados), Bilhete Único Sênior (para idosos a partir de 60 anos), Bilhete Único Gratuidade (para pensionistas e aposentados) e Bilhete Único Especial (para portadores de deficiência).

ACESSIBILIDADE – A implantação do Bilhete Único de Guarulhos contará ainda com 558 ônibus e 301 micro-ônibus, todos movidos a biodiesel e devidamente equipados para permitir o acesso de pessoas portadoras de deficiência física. A previsão é que em fevereiro 90% dos ônibus em circulação já permitam o acesso adequado desse público. Todos os veículos que compõem a frota municipal terão de estar devidamente adaptados até o final de 2011. “Dessa forma, Guarulhos terá a frota mais nova em operação no país, com 100% de acessibilidade”, conta o representante das empresas de ônibus, José Roberto Yasbek.

Com o Bilhete Único, todas as atuais linhas do transporte coletivo terão seus números modificados. Algumas permanecerão com o mesmo nome e haverá ainda a criação de novos itinerários. Para informar a população a respeito dessas mudanças, equipes da Secretaria de Transportes e Trânsito, espalhadas por diversas regiões da cidade, estão orientando os passageiros e distribuindo folhetos e cartilhas. Além disso, cartazes estão sendo afixados no interior dos próprios ônibus com informações sobre o processo de reestruturação do sistema de transporte. “Será feita ainda, em breve, uma ampla campanha de divulgação relacionada ao funcionamento do novo modelo de transporte coletivo da cidade”, diz José Evaldo Gonçalo.

A primeira via do Bilhete Único Cidadão, que pode ser usado por qualquer pessoa, é gratuita. Para utilizar este cartão será preciso carregar, no ato de aquisição, o valor mínimo de duas tarifas municipais (R$ 5,30). A segunda via do cartão terá um custo equivalente a oito passagens, que não serão revertidos em créditos para uso. Mais informações, como os pontos de venda existentes, podem ser obtidas na Central do Bilhete Único (0800 559499) ou no site www.guarulhos.sp.gov.br

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o bilhete metropolitano unico.Porém, se não houver interoperabilidade tecnica dos chips, algo impossivel com a tecnologia MIFARE,caso dos tais bilhetes unicos que tentam copiar SP-Capital.O poder publico tem que assumir a gestão tarifária e não a politicagem em cima de um "cartão", o que tem causado grande prejuizos aos municipios.Não inventar a roda e seguir a tendencia mundial, será no minimo obrigação, deixando de privilegiar umas poucas empresas que entregam sonhos, como solução.Basta ver o que Foi feito na FRança (local onde foi inventado o smart card), Portugal, Belgica, Seul,e tantos outros paises. O primeiro movimento de interoperabilidade tecnica começa em MG, vamos ver se a politica não acaba com isso!

    ResponderExcluir