segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vamos lutar para reduzir o Imposto de Renda

Amanhã, terça feira 18/01, a Força Sindical vai dar entrada em uma ação na Justiça Federal pelo reajuste da tabela de descontos do Imposto de Renda da Pessoa Física. É mais um passo na luta pela justiça tributária no Brasil. No final do ano passado eu já havia dado entrada em um Projeto para readequar a tabela reajustando seus valores em 5,5%, além de reajustar os valores de descontos por dependente, por despesas de saúde e de educação. (conheça o PL 8007/2010 http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=489628).
O não reajuste da tabela implica em importantes perdas para os assalariados. Com os reajustes conquistados pela maioria das categorias, as pessoas passam para faixas mais altas da tabela e passam a pagar mais e quem não pagava passa a pagar.
Já em 2010, segundo o DIEESE, houve um aumento de arrecadação do IRPF de 19,58% e ao longo dos últimos quatro anos a tabela foi reajustada em valores que somados estão 2,42% abaixo da inflação. Portanto as pessoas físicas estão pagando pelo menos 2,42% a mais de IR, sem contar a inflação deste anos que foi de mais de 6,0%. Isso implicou em valores absolutos em uma arrecadação nos quatro anos de R$ 5,5 bilhões.
Se queremos justiça tributária no Brasil temos que garantir que não aumente a carga tributária para os assalariados, pois são exatamente os mais prejudicados no atual sistema.
Vou apoiar a manifestação e todas as iniciativas para que seja feito o reajuste da tabela e batalhar pela aprovação do PL 8007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário