sexta-feira, 30 de março de 2012

Vitória do Povo! Alvo da Especulação Imobiliária, Área Verde é Tombada no Butantã

Uma Vitória da Luta da População do Morro do Querosene no Butantã!!!

Alvo da Especulação Imobiliária, Área Verde é Tombada no Butantã

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO 

Os moradores do morro do Querosene, no Butantã (zona oeste de SP), ganharam ontem uma briga que já durava mais de 12 anos.

O Conpresp (patrimônio histórico municipal) tombou a Chácara da Fonte, uma grande área verde particular preservada que estava na mira da especulação imobiliária.

Com a chegada da estação Butantã do metrô, houve um boom na procura por terrenos para novos edifícios na região.

A área a ser preservada é de 35.400 m2 --o terreno tem quase 40 mil m2. Ficou de fora do tombamento apenas um trecho junto à avenida Corifeu de Azevedo Marques.

O conselho aponta a presença de uma fonte na área como elemento a ser preservado, "pois há informações históricas de que se trata de uma bica de água usada por moradores da região desde a fundação do bairro". 


Mastrangelo Reino - 4.fev.11/Folhapress
Alvo de especulação imobiliária, área verde do morro do Querosene, no Butantã, é tombada em São Paulo
Alvo de especulação imobiliária, área verde do morro do Querosene, no Butantã, é tombada em São Paulo

O órgão também afirma que há indícios de que a área tem relevância histórica, pois teria sido trajeto de tropeiros e indígenas.

Dinho Nascimento, 61, morador do Querosene há mais de 30 anos e membro da associação cultural do morro, comemorava ontem a decisão. Segundo ele, a ideia agora é que a prefeitura crie um parque no local.

Teresa Basile, 83, uma das donas do terreno, se disse surpresa com a decisão. Questionada sobre o que achava do tombamento, falou apenas: "Terão que pagar, né?".

Segundo ela, incorporadores vinham oferecendo R$ 3.000 pelo m2 de seu terreno. Áreas tombadas, porém, costumam ter desvalorização. 

*Fonte: Folha.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário