terça-feira, 10 de maio de 2011

Conheci a área disponibilizada para a construção da sede da ETAV em Campinas

O prefeito Hélio de Oliveira Santos assinou na manhã desta segunda-feira (09/05) um protocolo pedindo à presidente Dilma Rousseff e ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a aprovação do local como central da ETAV. Dr. Hélio fez uma visita à área onde pode ser instalada a sede da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV). O relator do projeto é o deputado federal Carlos Zarattini, que acompanhou o prefeito de Campinas na visita desta segunda-feira (09) à área de 62 mil metros quadrados no Parque Logístico da Singer, onde funcionava a antiga fábrica da empresa, na Fazenda Palmeira.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas, o prefeito definiu a ETAV como uma empresa embrionária e destacou a importância da participação do município nesse processo. “É através do município que a empresa conquista licença ambiental para uso do solo e incentivo fiscal”, explicou. A área foi escolhida devido à localização do terreno, próximo ao Aeroporto de Viracopos e ao futuro terminal do TAV (Trem de Alta Velocidade)”.


O terreno conserva ainda antigos casarões da fazenda, que segundo o prefeito, e conforme o projeto, devem ser conservados para 'preservar a história da cidade. Os casarões servirão como área de eventos e seminários'. A visita desta segunda-feira (09) contou ainda com a presença do deputado estadual Gerson Bittencourt, do vice-prefeito Demétrio Vilagra e do secretário de Urbanismo Hélio Jarreta.


TAV
O TAV deverá ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, em um trajeto de 520 quilômetros. Estão previstas estações em Jundiaí, Guarulhos, São José dos Campos, Resende e Volta Redonda, ao longo do percurso. De acordo com estudos do Governo Federal, os recursos necessários para a implantação do TAV são da ordem de R$ 34,6 bilhões.

Fonte: EPTV.com

Assista o video:

Um comentário:

  1. Mandou bem, Zaratinni! Tomara que dê certo!
    Abs.

    Luis Otávio

    ResponderExcluir