segunda-feira, 16 de maio de 2011

Elementos para uma política de transporte.

Segue um ensaio do Prof. Csaba Deáck, da FAU-USP, sobre a Política de Transporte na cidade de S.Paulo. É um estudo teórico fundamental para o aprofundamento das questões relativas ao desenho de redes de transporte, em especial do metrô, desenho das linhas e localização das estações. Coisas há muito esquecidas pelos dirigentes do trasnporte em S.Paulo.
Segue o link:

Leiam seus comentários sobre a estação Angélica e o traçado da linha Laranja:

Sobre localização de estações de metrô, e da Angélica em particular



1 Que a melhor alternativa é a Angélica, é evidente. Tanto ponto como eixo (Angélica) significativo da estrutura urbana



1a Pacaembu seria quase tão ruim quanto Pq D Pedro (vide série 'estações inacessíveis´, Companhia do Metrô, São Paulo)

1b A estrutura urbana e o uso do solo lindeiro parecem condicionantes totalmente invisíveis ao traçado das linhas.



2 O raciocínio é incompleto. É tbm o que dá melhor acesso à linha (reduzindo t terminal). E o que deve ser minimizado é o tempo de viagem (do usuário) -- o que não é o mesmo que maximizar V na linha, pq o tempo terminal aumenta com o espaçamento das E^s. De modo que trata-se de um problema de otimização (do espaçamento das E^s).



3 O grande ausente da discussão é a estrutura urbana (cf tbm item 1). Do quê o exemplo mais emblemático talvez seja o fato da Linha Leste-Oeste até hoje não ter conseguido unir os dois polos que a velha linha de ônibus Penha/Lapa já fazia meio século atrás, estando parado a dois km do Centro de Lapa há 40 anos... Da mesma forma, pode se imaginar que essa linha em 2061 ainda estará parada e engatada na S Joaquim...



4 O pior dessa linha (côr? -- Pirituba S Joaquim), para voltar a ela, é seu traçado geral --uma paralela enfiada entre L--O e Paulista... cuidadosamente, sem tocar as demais linhas, minimizando a flexibilidade da rede. Para já não falar em prioridades --cf 5).



5 Mas o pior do planejamento (?) do Metrô é a falta de idéia sobre o traçado da rede como um todo (a Rede Básica), que não se discute nem sequer se menciona nem por acaso.



Vamos pensar ou deixar tudo como está--



Csaba Deák

Nenhum comentário:

Postar um comentário