segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dilma destaca microempreendedores e pequenas empresas


No dia em que é aguardada a indicação de Afif Domingos (PSD) para a nova Secretaria da Micro e Pequena Empresa, a presidente Dilma Rousseff destacou em seu programa semanal de rádio nesta segunda-feira os programas do governo federal com incentivos a microempreendedores individuais e pequenas empresas.
“Programas como o do Microempreendedor Individual (MEI), o do microempresário e das pequenas empresas estão beneficiando diretamente milhões de trabalhadores de nosso país, ajudando cada um deles a ter mais chances de conseguir um emprego e uma renda, e a viver cada vez melhor”, afirmou a presidente no programa “Café com a Presidenta”.
Nesta manhã, Dilma participa de solenidade da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), entidade da qual é vice-presidente o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos (PSD) -  cotado para assumir a secretaria, que tem status de ministério.
De acordo com Dilma, a adesão ao MEI chegará nos próximos dias à marca de 3 milhões de microempreendedores individuais no país, que geraram 120 mil empregos com os chamados pequenos negócios.
Segundo a presidente, são 14 milhões de brasileiros “ganhando a vida” nos pequenos negócios, com a participação de quase 11 milhões de trabalhadores com carteira assinada em pequenas e microempresas que optaram pelo chamado Supersimples - que também prevê tratamento diferenciado, com pagamento de menos impostos.
Juro
A presidente destacou também a desburocratização nos processos de formalização desses trabalhadores e afirmou que no fim deste mês a taxa de juros do crédito para os pequenos empreendedores passará de 8% para 5% no âmbito do Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado (Crescer), lançado no início do governo.
Na última semana, estudo apresentado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) revelou que o lucro dos chamados pequenos negócios no Brasil cresceu 35% nos últimos dez anos, com um aumento no ganho de R$ 1.710 para R$ 2.172 mensais.
Com base em dados de 2011 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), o enfoque do estudo foi o papel do pequeno empreendedor na economia e, principalmente, sua contribuição para a expansão da nova classe média no país. O estudo considerou pequeno empreendedor a pessoa que trabalha por  conta própria ou como empregador com até dez empregados.


Um comentário:

  1. Acho válido o icentivo pois o microempreendedor tem sua vida facilitada pela desobrigação de vários encargos, inclusive o INSS patronal,mas no caso do MEI ter empregado é necessários algumas atenções especiais pois a Lei trabalhista é igual para todos seja uma grande empresa ou simplesmente Microempreendedor.
    www.microempreendedor.tv.br

    ResponderExcluir