domingo, 10 de abril de 2011

Padilha quer mais recursos para a saúde, mas não a volta da CPMF!

Saúde necessita de recursos, admite ministro



Marcelle Ribeiro, O Globo



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse neste sábado que o governo não pensa em reeditar ou criar nenhum imposto para arrecadar mais verbas para a saúde pública brasileira, apesar de admitir a necessidade de mais recursos.



Padilha visitou há pouco o Hospital do Coração (InCor) em São Paulo, e anunciou a liberação de R$ 2,8 milhões para a compra de um equipamento de última geração para a unidade, que melhorará a qualidade de exames de tomografia.



- Nunca discutimos a reedição da CPMF para financiar a saúde. Queremos é reforçar os mecanismos de controle, um programa de avaliação do SUS, para que a população acompanhe como se define a prioridade dos recursos, controlar os recursos. A saúde pública precisa sim de mais recursos. Comparando com a saúde privada, os investimentos são duas vezes menos que o valor per capita da saúde privada - disse.



Padilha afirmou que torce para que médicos que atendem por convênio e planos de saúde entrem o mais rápido possível em acordo sobre pagamento de honorários. Esta semana, os médicos fizeram uma paralisação no atendimento e protestos, reivindicando reajuste nos honorários.



- Espero que se chegue o mais rápido possível num acordo para que essa reivindicação não atrapalhe o serviço de saúde feito à população que paga planos. O ministério da Saúde não tem instrumentos para isso (entrar nessa discussão), essa é uma relação privada entre profissionais de saúde e operadoras - afirmou.



Leia mais em Ministro da Saúde admite que setor precisa de recursos, mas diz que não haverá novo imposto

Nenhum comentário:

Postar um comentário