terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Presidente da CPFL não vê risco de racionamento de energia


O presidente do grupo CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior, não vê risco de racionamento de energia em 2013 em função do baixo nível dos reservatórios de água das usinas hidrelétricas. “Não há risco, neste momento, de racionamento”, disse o executivo ao chegar ao Ministério da Fazenda, onde tem reunião com o ministro interino Nelson Barbosa, para tratar da aquisição dos ativos do Grupo Rede.
Ferreira lembrou que a geração térmica atual, que vem compensando a baixa geração hidrelétrica, é quase quatro vezes maior do que a existente quando o país passou por seu último racionamento de energia. “Temos que reconhecer que o sistema hoje é muito mais robusto do que no passado”, disse.
Segundo ele, “não há razão para pânico neste momento”, com todas as térmicas despachadas e o país entrando no período de chuvas, que se prolonga até abril. Ferreira Júnior lembrou que as usinas térmicas foram feitas exatamente para fazer frente aos períodos de baixo índice de chuvas. “Elas fazem a suplementação da geração”, disse.
Ainda de acordo com o executivo, o governo, com todos os instrumentos que tem, e o principal deles são as térmicas, está promovendo o despacho de energia para que não haja problemas de apagão ou racionamento. “Está funcionando exatamente como o previsto.”
Sobre a aquisição dos ativos do Grupo Rede, o executivo disse que veio mostrar a Nelson Barbosa o cronograma desse processo. CPFL e Equatorial Energia fizeram uma proposta de compra no fim do ano passado pela empresa que passou por intervenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O plano de recuperação judicial foi aprovado também no fim de 2012 e, segundo o executivo, será apresentado aos credores, que terão até 120 dias para apreciar. Ferreira Júnior, no entanto, disse querer fazer todo esse processo o mais rapidamente possível. O executivo não revelou, no entanto, quanto será oferecido aos credores da empresa.
Fonte: Valor Econômico - http://migre.me/cIA05

Nenhum comentário:

Postar um comentário