sexta-feira, 8 de março de 2013

Apenas uma em cada cinco cidades paulistas tem delegacias da Mulher


Apesar de ter registrado nada menos que 150.975 ocorrências de violência contra a mulher em 2012, os municípios paulistas carecem de atendimento especializado. Hoje, há apenas 125 Delegacias de Defesa da Mulher espalhadas por 645 cidades, o equivalente a uma para cada cinco municípios.

Os dados foram levantados pela Procuradoria Especial da Mulher no Estado, comandada pela deputada Telma de Souza (PT), e serão apresentados neste sábado (9/3), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Limeira (Rua Pedro Zaccaria, nº 70).

Telma será uma das participantes de um colóquio que tem como tema a violência contra a mulher. Participarão, ainda, a deputada federal Aline Correa (PP/SP), a conselheira municipal de Saúde de Limeira, Ana Helena Fleury Bonini, e as médicas ginecologistas Soraia Dragone e Fátima Lotufo. A programação é organizada pela vereadora Érika Monteiro (PT), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Elevação

Os quase 151 mil casos de violência contra a mulher registrados nas delegacias paulistas em 2012 representam 413,6 novos casos a cada dia. Considerando os 13.119 casos já registrados em janeiro de 2013 (os únicos deste ano à disposição), é possível constatar que a quantidade de ocorrências diárias subiu: foram 423,1, dez a mais que a média diária do ano passado.

A maioria das ocorrências de 2012 foram de ameaça, 68.075. Enquanto isso, os homicídios dolosos (quando há a intenção de matar) somam 80 casos. As estatísticas foram levantadas pela Procuradoria Especial da Mulher em São Paulo, com base em dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“As mulheres são a maioria da população paulista e, diariamente, são vítimas de vários tipos de violência, inclusive a doméstica, uma das mais covardes. Apesar dos índices alarmantes, a rede de atendimento especializado à população feminina é deficiente no estado mais rico do País”, resume Telma.


Fonte: Linha Direta - http://migre.me/dAxcJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário