Nos dias 13
e 14 de maio, representantes da mídia impressa de todo o país se reuniram no II
Congresso dos Diários do Interior do Brasil, em Brasília. O evento é
considerado uma mobilização importante da categoria e teve como tema central “A
Força da Mídia Regional em um Mundo Globalizado e Digital”.
Diversas
presenças foram confirmadas, como a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
que fez a palestra de abertura. Estiveram presentes o ministro da Secretaria de
Comunicação, Thomas Traumann; o diretor do Conselho Executivo das Normas Padrão
(CENP), Oscar Mattos; e o presidente executivo do Instituto Verificador de
Circulação (IVC), Pedro Martins Silva. Na abertura do congresso, o deputado
federal Carlos Zarattini tomou posse como coordenador da Frente Parlamentar em
Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional. O encontro, promovido pela Associação
dos Diários do Interior do Brasil (ADI-BR) e pela Central de Diários do
Interior (CDI), pretende se tornar um marco para o segmento.
A
expectativa dos organizadores é reunir cerca de 200 participantes. Segundo a
ADI-BR, atualmente cerca de 380 diários circulam no interior do Brasil e somam
4 milhões de exemplares todos os dias. Os estudos mostram também que esses
jornais abrangem regiões com uma população de 40 milhões de habitantes. Com
esses números, fica evidente a força da mídia impressa regional no país.
Importância
Para
Franklin Vieira da Silva, presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de
Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor-PR), tesoureiro da Associação
dos Diários do Interior (ADI) e diretor-presidente de O Diário do Norte do
Paraná, o congresso é um evento de grande importância para as mídias regionais.
“É de muita importância, porque reúne empresários de jornais para troca de
informações, para reciclagem. E muito mais que isso: é um evento importante
para a liberdade de imprensa”, considera.
Isso se
demonstra no empenho dos organizadores do congresso em reunir personalidades
importantes da mídia para promover debates e temáticas do interesse de todos, além de reunir palestrantes que,
efetivamente, conhecem o assunto. Entre os temas a serem debatidos, estão “Como
Ser Relevante na Minha Região em Tempos de Globalização”, Comercial e Novos
Modelos de Negócio” e “A evolução dos Diários do Interior no Último Biênio”,
entre outros.
Segundo levantamento
divulgado no site oficial do evento, em 2003, menos de 500 veículos recebiam
publicidade oficial do governo federal. Em poucos anos, a Secretaria de
Comunicação Social da Presidência da República – inicialmente dirigida por Luiz
Gushiken, falecido em 2013 – ampliou o cadastro para milhares de veículos.
Atualmente, cerca de 9 mil jornais e emissoras de rádio e TV, além de portais
de notícias e sites especializados recebem verba do Executivo federal ou das
estatais por ele controladas.
Liberdade
Para o deputado
Zarattini, a decisão do governo foi acertada e promoveu a liberdade de imprensa
e diversidade regional. “Pela primeira vez na história do Brasil, o governo
federal passou a distribuir as verbas de divulgação e publicidade para todos os
jornais, rádios e TVs do Brasil, e não apenas para os maiores e mais
tradicionais veículos. Isso foi uma forma de democratizar a mídia e foi uma
medida tão acertada que mereceu inúmeros editoriais contrários na grande mídia”,
afirma.
O presidente
da ADI-BR, Ámer Félix Ribeiro, ressalta o fortalecimento da identidade dos
diários de todo o país. “As palestras contribuirão para trazer mais
conhecimentos e ferramentas de gestão eficientes para veículos de comunicação
que pretendem ter sucesso em um setor cada vez mais digital, globalizado e
dinâmico. Será um momento para troca de experiências entre pessoas que atuam
num mesmo segmento, porém em diferentes regiões e realidades”, observa.
A iniciativa
da Associação dos Diários do Interior do
Brasil (ADI-BR) e da Central de Diários do Interior (CDI) ao promover o
congresso, conquistou importantes patrocinadores, como a Petrobrás, Caixa e Sebrae
e Oi.
Fonte: O
Diário do Norte do Paraná
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