quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Eleitor deu vitória ao PT em resposta à melhoria de vida, diz senador petista


E, ao contrário do que analistas e colunistas da imprensa afirmavam, com previsões pessimistas para o PT, o resultado das urnas não apenas mostrou uma vitória expressiva em diversas cidades, o PT foi a agremiação que mais votos recebeu no primeiro turno: 17,3 milhões. “O PT não só venceu como aumentou em 14% o número de municípios que irá governar. Hoje temos 550 municípios e passaremos a ter, sem contar as cidades onde disputamos o segundo turno, 625 prefeituras que vão experimentar o modo petista de governar”, disse Anibal Diniz em discurso.
O parlamentar atribuiu a expressiva vitória do PT em diversas localidades à força da militância e à população que na vida real sente os benefícios das políticas públicas inclusivas adotadas a partir do governo do ex-presidente Lula e mantidos e ampliados pela presidenta Dilma Rousseff.  “Os institutos de pesquisas serviram de referência às previsões negativas e os fatos recentes, como o julgamento do Supremo Tribunal Federal, serviram para que os apregoadores de resultados prévios insistissem na tese da exaustão do PT, que amargaria derrotas capazes de nos relegar a um papel secundário na política em todo o País”, afirmou. Segundo Anibal, o sistema de apuração da Justiça Eleitoral – um dos mais avançados do mundo, senão o mais avançado – não demorou muito para que o resultado das urnas mostrasse um quadro totalmente contrário do que o alardeado pelos pessimistas de plantão.
Anibal Diniz observou que dos 115,8 milhões de votos computados em todo o País, os candidatos petistas receberam no primeiro turno 17,3 milhões de votos, o maior número entre todos os partidos. Esse número corresponde a quase 15% do total de votos. “O PSDB, nosso principal adversário no plano nacional, teve 13,9 milhões de votos, 3,4 milhões a menos do que os votos obtidos pelos candidatos do PT”, afirmou.
E essa diferença poderá aumentar, até porque nas 22 cidades em que os candidatos do PT vão disputar o segundo turno, seis contra candidatos do PSDB. “O crescimento do PT se tornará, certamente, maior e mais significativo com o resultado do segundo turno”, prevê. Para Anibal, a força petista poderá ser melhor dimensionada se considerar, também, os candidatos a vice-prefeitos que foram eleitos em composição com os partidos da base aliada, sem contar o expressivo número de vereadores eleitos para as câmaras municipais, dos menores aos maiores municípios do Brasil.
São Paulo
O senador também comentou sobre a histórica disputa pela prefeitura de São Paulo, que tem como candidato o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. “O candidato que liderava as pesquisas e que os analistas de plantão já alardeavam como inevitável na disputa do segundo turno acabou fora do segundo turno. O PT, com a força da militância, vai disputar o segundo turno com o objetivo de vencer José Serra. Vale ressaltar e cumprimentar o ex-presidente Lula, que conduziu de maneira acertada o processo de escolha de Haddad”, disse.
Em seu discurso, Anibal ressaltou que em São Paulo, surpreendentemente, não houve debate entre os candidatos, como um esforço para evitar que houvesse um confronto entre o petista Haddad e o tucano Serra. Segundo ele, o mesmo ocorreu na disputa eleitoral de Rio Branco, capital de seu estado. O candidato Marcos Alexandre, após percorrer uma longa trajetória parecida com a de Haddad, mal aparecia nas pesquisas no começo da disputa, mas mesmo assim era alvo de todo a sorte de ataques dos adversários, como forma de impedimento, de promover uma desqualificação do candidato. “Os que apostaram nisso fracassaram. Nosso candidato chegou em primeiro lugar na disputa na capital com mais de 48% dos votos, contra 43,7% do candidato do PSDB. Para nós, isso é motivo de muito orgulho, porque assim como o ex-presidente Lula apostou no novo, na maior cidade do Brasil, no Acre nós também apostamos no novo, um engenheiro civil de 35 anos”, enfatizou.
Fonte: Partido dos Trabalhadores - http://virou.gr/OTIvzd

Nenhum comentário:

Postar um comentário