quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Economia seguirá crescendo, diz Lula.


A economia brasileira, “apesar do pessimismo”, vai crescer, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião da direção nacional da CUT, que completará 30 anos em agosto. “O emprego e a massa salarial vão continuar crescendo. A situação geral vai melhorar, apesar dos que torcem para não dar certo.”
Ele citou os atuais indicadores do desemprego no país, medidos pelo IBGE, que apontam os menores índices da série histórica. Comparou a taxa de dezembro (4,6%) com as da Europa, que têm se mantido elevadas. “Eu sinto orgulho”, disse Lula, ao se referir à situação do mercado de trabalho no país.
Esses foram os únicos comentários de Lula envolvendo mais diretamente o governo. Ele contou que está lendo o livro que inspirou o filme Lincoln, sobre o ex-presidente dos Estados Unidos, atualmente em cartaz. “Fiquei impressionado como em 1860 a imprensa batia nele, igualzinho fazia comigo”, comentou, arrancando risos.
Ele não fez referência às recentes polêmicas envolvendo comparações sobre dez anos de governo petista e oito de gestão tucana. Centrou seu discurso na importância histórica da CUT e nas relações do movimento sindical com o governo. “É preciso destacar o fato de no Brasil, com tão pouca experiência democrática, uma central comemorar 30 anos de existência. A CUT avançou quase sempre contrária à legislação vigente. Fomos fazendo as coisas sem pedir licença, arrancando pedacinho por pedacinho. Se tem uma coisa que sabermos fazer, é cobrar.”
O ex-presidente lembrou de um encontro que teve com o empresário Octavio Frias de Oliveira, do grupo Folha. “Ele disse: 'Lula, nunca vão deixar você chegar no andar de cima'. Nós chegamos e gostamos. E provamos que sabemos fazer melhor do que eles.”
Também citou um jantar com Celso Furtado, com a presença do então presidente da CUT Jair Meneguelli, hoje presidente do Conselho Nacional do Sesi. A conversa era sobre as alas “radicais” do PT. Segundo Lula, o economista recomendou: “Nunca destrate esses companheiros. Quanto mais radicais eles forem, mais eles mostram o caminho que você não deve seguir. Mas a radicalidade deles não permite que você vá para a direita”.
Com humor, ele disse acreditar que o movimento sindical terá relação melhor com Dilma do que com ele. “Mulher sempre trata melhor. Mesmo quando a mulher é dura, ela é mais flexível do que o homem.” Na quarta-feira que vem, as centrais farão uma marcha em Brasília, e no final serão recebidos pela presidenta no Palácio do Planalto.
Fonte: Rede Brasil Atual - http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2013/02/economia-seguira-crescendo-diz-lula-que-apanhou-igualzinho-a-lincoln

Nenhum comentário:

Postar um comentário