sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cresce número de empresas que se comprometem contra discriminação

Representantes de 81 empresas assinaram, esta semana, o termo de compromisso da 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Em 2006, quando o Pró-Equidade foi criado, apenas 15 empresas aderiram ao programa. Esse aumento, de acordo com a ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, significa mudanças culturais e comportamentais por parte dos empregadores e trabalhadores.

A iniciativa da SPM tem como principais objetivos superar as diferenças e discriminações de gênero e raça que criam obstáculos para a contratação e ascensão profissional das mulheres. O compromisso beneficia mais de 830 mil trabalhadoras.

Um avanço desta quarta edição, destacada pela ministra da SPM, é a incorporação da dimensão racial. “Queremos acabar com qualquer tipo de discriminação e assédio e promover a igualdade entre homens e mulheres no ambiente do trabalho”, ressalta.

As instituições, empresas e organizações que aderem ao programa apresentam um plano de ações para a promoção da igualdade. Para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, é preciso que coloquem em prática ao menos 70% das ações previstas no plano. O selo representa e evidencia o reconhecimento do trabalho feito pelas organizações.



"Ótima iniciativa das novas 81 empresas que aderiram ao programa, precisamos ter menos discriminação por raça ou sexo no ambiente de trabalho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário