segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira que o governo federal vai investir R$ 30 bilhões em obras de mobilidade urbana em todo o País. Ela lembrou que apesar de a responsabilidade sobre o transporte urbano ser dos municípios, o governo federal está empenhado em garantir a melhoria do serviço público, destinando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. E destacou a importância dos metrôs nas grandes cidades – o PAC já destinou verbas para os metrôs de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. As próximas cidades contempladas serão Recife e Fortaleza.

A presidenta observou que os brasileiros têm comprado mais carros - sinal de que a renda da população está melhorando e o país continua crescendo- mas assinalou que a solução do transporte nas grandes cidades está no investimento no transporte público de qualidade. “Sem isso, as cidades se transformam em um caos”, disse Dilma.  Com os recursos anunciados, haverá a construção de metrôs e  corredores exclusivos de ônibus e também investimentos para Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e a integração desses vários tipos de transporte.

A presidenta lembrou que é preciso acabar com a ideia de que o transporte individual é para os ricos, e o transporte coletivo é para os pobres. “Vamos garantir qualidade para que todas as pessoas queiram utilizar o transporte público, o transporte coletivo,  independentemente de sua renda. É assim nas grandes cidades dos países desenvolvidos. Queremos que seja assim também no Brasil – transporte público de qualidade e, ao mesmo tempo, direito de ter acesso ao seu próprio carro.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário