terça-feira, 15 de março de 2011

Um comentário sobre a energia nuclear e questões tecnológicas

Para discutir a Questão Nuclear, que deve ser debatida, é claro, não é necessário que todos envolvidos sejam especialistas, mas, sem dúvida faz-se necessário, como passo inicial, as diversas formas construtivas das mesmas.
Esse conhecimento, meio Técnico, meio Político, é essencial para se entender do que estamos falando, seus riscos, seus benefícios, etc. As Centrais Three Mile Islands, de Chernobyl, a do nordeste da Europa (onde ocorreu anos atrás um vazamento, através de uma nuvem radioativa que passou pela Europa), as do Japão, a de Angra I e a de Angra II, não são iguais e t~eem filosofias construtivas diferentes. Cada uma, teve seu Norte, na época de seu projeto e construção. Em umas, priorizaram a Segurança, em outras o Custo. Isso faz com que devam ser tratadas tb de forma diferenciadas, e não num pacote único.
Assim com em outros ramos da Engenharia, temos pontes que caem e outras permanecem lá apesar de toda sorte de desastres naturais, ou não. Temos edifícios que caem, e outros não. E por aí vai...o Norte que guiou esses projetos é que será determinante pra sabermos se valeu a pena, ou não, usarmos a Tecnologia.
A Tecnologia por si só, não é boa, nem má. A responsabilidade como a fazemos é que a tornará um vilão ou um parceiro de uma Sociedade mais Justa, mais Humana. Bom, finalizando, acredito que pode-se construir usinas nucleares seguras, observadas por populações conscientes, independente se o país é desenvolvido ou não. Mas importante é a qualificação, treinamento e responsabilidade de quem as faz e administra.
Na verdade, acredito que o problema de segurança em usinas nucleares é técnico e viável. Pra mim, a grande questão na utilização da Energia Nuclear para produção massiça de energia Elétrica reside no Lixo Atômico. O que fazer com ele? É uma questão mundial, que não vem sendo encarada como deveria por tds os países detentores de centrais Nucleares. Essa displicência é oriunda do fato desse lixo só começar a incomodar após 20, 30 anos de uso da usina. Cordialmente,


Por José Luiz de Lyra Peixoto em Um interessante comentário sobre a Energia Nuclear... às 15:50

Um comentário:

  1. O ser humano no capitalismo só pensa no progresso aí esta o resultado no japão como já aconteceu na Ucrãnia só desgraça até quando vão pensar só em dinheiro quando não tivermos mais nada para fazer E´o apocalipse não é?????

    ResponderExcluir