domingo, 15 de maio de 2011

Errada é a Linha Laranja!

Foi muito bom o protesto de sábado contra a supressão da estação do metrô na Av. Angélica por conta das pressões de setores elitistas do bairro de Higienópolis. No entanto, estamos deixando de discutir a opção do Governo do Estado por essa linha Laranja, ou Linha 6.
Ela surgiu sem nenhum estudo mais aprofundado no planejamento do Metrô, ao contrário da rede básica proposta no PITU 2020 elaborado no Governo Covas que contou com uma importante pesquisa de projetos de toda a Região Metropolitana e um amplo debate entre técnicos e governantes da época (1998).
A linha Laranja é fruto de uma decisão política do Governo Serra que refez a orientação do PITU de uma rede "aberta", ou seja, desconcentrada e com alcance até o extremo da periferia. Ao contrário de estender as linhas até locais como M´Boi Mirim (linha 5), Guarulhos (linha 1), Taboão da Serra (linha 4) e Sapopemba (linha 2) e chegar à Brasilândia através da linha 3 (Leste-Oeste), o Metrô adotou outra opção. Construir uma linha que passa entre as linhas 2 e 3, concentrando o atendimento do metrô. São mais estações em áreas centrais e apenas na região de Perdizes, cinco estações.
Está mais do que na hora de discutirmos um critério de decisão de investimentos tão importantes que levem em conta a opinião da população e de seus representantes. Não podemos mais ficar reféns apenas do poder dos Governadores que se escondem atrás dos "técnicos".

Vejam a distância entre a Linha Laranja e as Linhas Verde e Vermelha!




2 comentários:

  1. Caro senhor,
    o transporte público é um direito de todos,
    seja para ricos ou para pobres, uma vez que todos pagamos impostos. Todas as áreas da cidade devem estar integradas por uma rede coesa e abrangente, como a proposta pelo metrô. Simplesmente fomentar a luta de classes não preenche o vazio ideológio de seu discurso, muito menos a sua carência argumentativa contra o governo de SP. Espero que em próximas postagens o senhor seja menos manipulativo para com as massas!
    Grato,
    um cidadão de Perdizes, ansioso pela chegada do transporte público em seu bairro!

    ResponderExcluir
  2. Esse cidadão de perdizes com certesa não pega e nem pretende pegar transporte público.

    ResponderExcluir