quinta-feira, 24 de março de 2016

Zarattini destaca importância de Satélite Geoestacionário para fortalecer soberania nacional

A importância da visita da presidenta Dilma Rousseff nas obras de infraestrutura de solo para operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em Brasília, nesta quarta-feira (23), foi destacada pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Ele citou a relevância do projeto para a segurança nas transmissões de informações estratégicas brasileiras.

"Esse satélite nos ajudará a garantir e fortalecer nossa soberania nacional ao controlar a rota das informações. Esse controle do caminho feito pela comunicação garantirá a inviolabilidade das comunicações estratégicas do governo em áreas sensíveis como a defesa nacional”, disse.

O SGDC, que tem a sua conclusão prevista ainda para este ano, também vai contribuir na execução do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A partir do satélite, explicou Zarattini, as regiões mais isoladas do país passarão a ter acesso à internet.


“Avançaremos muito na questão da oferta de internet banda larga em todo país. Iremos democratizar o acesso à internet com esse satélite, essencial para o nosso desenvolvimento. Hoje, aproximadamente 150 municípios do país concentrados em regiões como a Amazônia Legal, não têm acesso à internet", observou Zarattini.

Entre as vantagens previstas no projeto de satélite em construção está a transferência de tecnologia. Com o domínio desse conhecimento o Brasil poderá propagá-lo em áreas diversificadas, principalmente por meio da indústria de defesa. Além disso, o SGDC vai poder contribuir nas operações de proteção do País, como no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAz) e no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), ambos supervisionados pela Marinha e Exército, respectivamente.

Benildes Rodrigues com informações de Agências /Foto: Roberto Stuckert Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário