quarta-feira, 4 de maio de 2016

“É preciso reduzir as contas de luz para as famílias mais pobres”, diz Zarattini

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira requerimento de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT/SP) com pedido de audiência pública para debater o aumento da inadimplência (falta de pagamento) na conta de luz dos consumidores de baixa renda, incluídos especialmente no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica que prevê descontos na fatura de energia.

De acordo com levantamento da Eletropaulo, que distribui energia elétrica para capital e mais 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, a falta de pagamento dessas famílias subiu de 16% para 27% em 2016. As altas tarifas e a recessão econômica são os principais motivos apontados para o aumento expressivo no número de atrasos ou não pagamento da conta de luz.

Além do impacto nas contas dos trabalhadores, Zarattini alerta que milhões de reais investidos em redes de energia podem ser perdidos diante do impacto da inadimplência no orçamento das empresas. “A Câmara precisa analisar e discutir saídas para barrar esse crescimento do calote no setor elétrico. Essa situação compromete o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras de energia que investiram para regularizar essas redes e acentua os riscos de corte nos investimentos de modernização e expansão da rede de energia elétrica em regiões pobres”, destacou.

Foto: Gustavo Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário