terça-feira, 30 de maio de 2017

Congresso prepara o PT para novos desafios

Nos dias 1º, 2 e 3 de junho o Partido dos Trabalhadores vai tomar decisões fundamentais para enfrentar os desafios da conjuntura e sua participação na retomada de um projeto justo e inclusivo para o País. O 6º Congresso Nacional do PT —batizado de Congresso Marisa Letícia Lula da Silva — vai reunir em Brasília 600 delegados e delegadas eleito (a)s pela base para debaterem e decidirem os rumos do partido, além de escolherem o/a próximo(a) presidente nacional do PT. Disputam a presidência o senador Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro e a líder da Bancada do P no Senado, Gleisi Hoffmann. A votação se dará no sábado (3).

Na página do PT na Internet, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, escreveu seu último artigo na condição de presidente, no qual afirma que a oportunidade do 6º Congresso não pode ser desperdiçada. “O futuro do PT depende de nossa capacidade de refazê-lo, reorientá-lo e de nos reencontrarmos com sua base”, recomenda.

“Além do necessário balanço de nossos governos e da atuação do PT nos últimos anos, com erros, e acertos em maior número, está mais do que na hora de colocar no centro de nossos debates a definição de uma estratégia precisa para a conquista e democratização do poder do Estado pelo PT. Como evitar a oposição inerente à burocracia do estado contra os governos progressistas? Como tratar a transformação do Judiciário, hoje uma força política sem controle social e profundamente comprometida com interesses conservadores? E a mídia, qual o melhor caminho para romper o monopólio e democratizá-la?”, questiona.

Para ele, mobilizar os milhares de militantes e envolvê-los numa participação efetiva será a garantia de retomar o rumo de construção de um Partido, socialista, democrático e de massas.

                            

Discorreu ainda Rui Falcão que durante os 13 anos que o PT governou o Brasil, com Lula e Dilma, o País sofreu transformações profundas, principalmente nas condições de vida do povo. “Deixamos um legado histórico incomparável que nos credencia a pleitear, com um novo programa democrático-popular, o retorno ao governo do País através de eleições livres e diretas”, afirma.

Para ele, é este o momento de elaboração de um balanço e uma síntese programática que reponha na ordem o dia a necessidade de reformas democráticas e populares, a exemplo das reformas tributária, urbana, da reforma do Estado, do sistema político-eleitoral, democratização da mídia, e reforma agrária.

Dez teses previamente inscritas vão nortear os debates preliminares do 6º Congresso Nacional do PT. Elas tratam dos cinco temas centrais que compõem a pauta do congresso: Cenário Internacional; Cenário Nacional; Balanço dos Governos Nacionais Petistas; Estratégia Política e Programa; Funcionamento do PT e Organização Partidária. Os textos foram propostos pelas tendências internas do partido e por grupos de militantes independentes.

Agenda – O 6º Congresso do PT será realizado no Centro de Eventos Brasil 21 e o credenciamento de delegados (as) se dará no local, das 10h às 19h, do dia 1º de junho e das 9h às 12h30 do dia 2 de junho. Os delegados (as) foram eleitos em congressos estaduais realizados nas 27 unidades da federação, com a participação de 8.920 representantes.

PT na Câmara com PT no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário