sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ricardo Zarattini: 60 anos de luta por um Brasil democrático e socialmente justo


Um ato político em defesa do PT marcou a comemoração dos 78 anos de vida e os 60 de militância de Ricardo Zarattini na noite dessa quarta-feira (6), em São Paulo. Ao lado de João Paulo Cunha, José Genoíno, José Dirceu e Delúbio Soares, o velho Zara cobrou consciência política dos jovens, participação ativa da militância nos projetos petistas e atenção das lideranças às demandas da população mais carente.

Instigando as mais de 1.500 pessoas que participaram da festa a entoar “Partido, Partido, é dos Trabalhadores!”, Ricardo Zarattini lembrou a trajetória de lutas e as conquistas que começaram na juventude e, ao longo dessas seis décadas, ganharam adeptos e admiradores. “Eu estou muito emocionado porque eu senti que o PT vai à luta. Eles [oposição, mídia] não vão conseguir criar uma nova Ditadura no país, porque é isso que eles estão querendo fazer agora, querendo cassar o Genoíno e o João Paulo”.

E destacou que a base de luta criada ainda naquele período deu origem a importantes quadros que transforam a realidade social e econômica do Brasil. “Com o governo Lula nós conseguimos avançar muito e agora com a Dilma, muito mais. Nós vamos à luta. Tem a imprensa, os tribunais, mas nós temos o povo do nosso lado”, concluiu.

Carlos Zarattini, filho do homenageado, lembrou que antes de ser um militante e ocupar cargos políticos que mudaram os rumos da política, o pai sempre demonstrou caráter e preocupação com o próximo. “Desde muito jovem ele vem batalhando, vem lutando em defesa do Brasil, do povo mais humilde, mais pobre. Para conquistar o que estamos conquistando hoje com Lula, com Dilma. A principal marca que ele deixou na minha vida foi a vontade de lutar, a perseverança. É o que o Lula fala, o povo brasileiro não desiste nunca, e ele é assim!”.

Homenageados
Quatro importantes nomes do PT foram homenageados durante o evento. Um deles, João Paulo Cunha, começou sua fala com o trecho de uma música de Roberto Carlos. “Olhando seus cabelos tão bonitos, beijo tua mão e digo: meu querido, meu velho, meu amigo!”. Em um discurso inflamado, o petista chamou a ele próprio e os demais réus na Ação Penal 470 de “companheiros do infortúnio”. “Mas não há nada que possa abater a gente, porque a nossa crença é muito maior do que as tempestades que a gente enfrenta. José Dirceu, Genoíno e Delúbio são condenados sem provas. Eu estou sendo condenado contra as provas”. “Isso faz parte de uma disputa política”, completou.

Sob o hino “Genoíno guerreiro, do povo brasileiro”, o deputado federal lembrou que vem de uma geração que não abaixa a cabeça e, graças a isso, o país vive um momento de autonomia e crescimento. “Quem ia imaginar que nós íamos eleger um presidente da República como Lula, como a companheira Dilma? Quem ia imaginar que nós íamos enfrentar a miséria e lutar pela cidadania? Que nós íamos fazer parte de um projeto nacional democrata popular? Isso quando a gente cantava ‘Apesar de você’, tomando água gelada naquela cela fria?”. “A nossa geração, a nova geração e essa geração que está aqui preferiu o risco da luta, do combate à servidão. Viva o combate, viva a luta, viva o PT”.

José Dirceu disse que toda a luta valeu a pena. “Nós somos duas gerações vencedoras. O povo brasileiro vendeu e retomou seu lugar e colocou no Brasil um nome. O povo brasileiro tem nome, chama-se Luiz Inácio Lula da Silva. E o povo tem um Partido, chama-se Partido dos Trabalhadores”, conclui sob aplausos.

Zarattini é referência entre lideranças
O deputado estadual e presidente do Diretório do PT-SP, Edinho Silva, avalia que falar de Zarattini é falar “da história da política brasileira, do processo de redemocratização do Brasil, de um sonho que levou à fundação do PT e construção das condições para que nós estivéssemos comemorando os dez anos do governo federal ”. “Zarattini é a síntese desse processo de 33 anos do PT, da construção de um projeto que hoje muda a vida do brasileiro, que coloca o Brasil de pé diante do mundo, que nos faz referência, não só no desenvolvimento econômico, mas no desenvolvimento econômico com inspiração socialista”.

Líder da Bancada petista na Assembleia, o deputado Alencar Santana parabenizou o aniversariante. “Você é motivo de orgulho para todo PT, de São Paulo, de todos os deputados, porque se todos estão aqui hoje não é só porque você está fazendo aniversário, mas porque você é um exemplo de militância. Sua garra, disposição discutindo o nosso Partido, o nosso país, e discutindo os nossos deveres e a transformação na nossa sociedade nos inspiram”. 

“Para nós do PT é muito importante a militância que o Zarattini teve antes do PT, que ajudou a construir esse partido com muita clareza do papel que nós temos que desempenhar, enquanto Partido de Esquerda no Brasil”, emendou o deputado estadual José Zico Prado.

Também representante do PT no Legislativo, o deputado Marcos Martins, falou que comemorar essa data com um ato político é uma demonstração de comprometimento com a luta pela democracia e também com o PT. “As memórias que me vêm à cabeça quando penso no Zarattini são o combate à ditadura, a liberdade democrática e o reestabelecimento do estado de direito. Quem viveu a ditadura sabe da importância e do papel que ele teve”.

Ricardo Berzoini, representando a Bancada Federal, ao lado do também presente Paulinho Teixeira, também lembrou que Zara é um exemplo de luta pela Liberdade. Ideia compartilhada pelo também deputado Cândido Vacarezza. “A gente chama de velho Zara, mas sabemos que ele é o jovem Zara. Jovem nas ideias. E para mim, é uma honra fazer parte da geração que conviveu, convive e conviverá com ele por muitos anos”.

Secretário de governo na gestão Haddad, Antonio Donato, destacou o papel de Zara na sua formação política. “Nos momentos mais difíceis, suas palavras, ações, nos levavam a uma visão estratégica de construir o Brasil democrático, soberano e socialmente justo”. 

Secretária Especial de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo, Denise Motta Dau agradeceu Zara pelo caminha aberto ainda durante a repressão. “Se não fossem homens com a coragem dele, com a resistência, com a garra, muitos de nós não estaríamos aqui. E o mais importante é que a história dele tem se multiplicado na militância jovem”. 

Prova disso, foi o grupo Graúna, da juventude do PT, que colaborou com a organização do evento e foi representado por Vitor Quarenta durante a homenagem. Foi o jovem que, ao lado de Rafael Martinelli, hoje com 88 anos, mostrou como Zarattini ainda é ativo. O homenageado registrou em sua fala, como o empenho político pode unir gerações pela construção da igualdade e respeito mútuo.

Presidente da Câmara de Vereadores, José Américo, acredita que a política assumiu outros rumos após as contribuições dadas por Zara ao longo desses 60 anos de militância. “Num momento em que a própria democracia é questionada, em que o passado da ditadura é questionado pela mídia, homenagear o Zarattini é de grande importância. Que ele continue dando o exemplo que ele foi pra mim, para a geração mais jovem e que ele está sendo para a geração que está chegando na política agora”.

As histórias do velho Zara 
O Professor José Luiz Del Roio, responsável pela biografia “Zarattini: a paixão revolucionária”, destaca histórias que ganharam destaque durante a elaboração da obra. “Existem dois episódios: um é global para a história do Brasil, e é como o livro começa. Começa lutando, com ele [Zarattini] sendo preso pela luta para a criação da Petrobrás. Parece um absurdo, mas toda grande empresa era contra, por exemplo. E hoje é difícil você pensar o Brasil socialmente avançado sem a Petrobrás. (...) O outro fato, foi uma áspera discussão política, difícil, dolorosa, que se realizou entre os grupos participantes da luta armada contra a Ditadura. Aonde, com muita propriedade, ele foi uma das pessoas que conseguiu ver os limites daquilo, daquele momento, daquele tipo de ação, e transformar em um programa que conseguisse chegar até massas mais amplas, particularmente em São Paulo, e isso deu frutos, coma s as greves que começaram em 77”.

Secretários estaduais, deputados estaduais e federais, representantes de partidos aliados, vereadores e prefeitos de todo o Estado e militantes participaram da comemoração, encerrada como muita festa, ao som de uma bateria de escola de samba.

Fonte: Linha Direta - http://www.pt-sp.org.br/noticia/p/?id=24100

Nenhum comentário:

Postar um comentário