quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Zarattini defende novas linhas de crédito para financiar projetos estratégicos das Forças Armadas

O segundo vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn) da Câmara dos Deputados, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), defendeu nesta quarta-feira a adoção de linhas de crédito especiais para financiar projetos estratégicos das Forças Armadas. A proposta foi apresentada durante visita de cortesia do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, a Comissão.

O parlamentar paulista explicou ao ministro Aldo Rebelo que a linha atenderia projetos direcionados ao mercado externo como, por exemplo, o blindado VBTP-MR Guarani, desenvolvido pelo Exército, o K-390, aeronave de transporte militar, e os helicópteros EC 725, projetos que já atraíram interesses de outros países na compra. “Acredito que podemos analisar essa proposta”, afirmou o ministro.

 Foto:Gilberto Alves 

Essa proposta seria uma saída imediata até a aprovação do Congresso de outras medidas, que tramitam na Casa para impedir o contingenciamento de recursos, para viabilizar a continuidade dos projetos estratégicos. O intuito é que a nova política de financiamento seja apoiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma das ideias é utilizar o patrimônio imobiliário das Forças Armadas como garantia para os financiamentos.



Na avaliação de Zarattini, “as exportações são estratégicas para retomada do crescimento. E a indústria de Defesa pode ter papel importante nessa estratégia. Por isso, é preciso buscar saídas de financiamento para manter os projetos estratégicos e evitar sobressaltos e a interrupções na produção”.

Participaram da reunião a presidente da CREDN, deputada Jô Moraes (PCdoB- MG), e parlamentares que compõem a Comissão. A revisão do Livro Branco de Defesa, a Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa e a ampliação do Orçamento também foram temas discutidos no encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário