terça-feira, 28 de agosto de 2012

Primeiro edital do Inova Petro está previsto para setembro

Durante o lançamento do Inova Petro, nessa segunda-feira (13), o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, previu, para setembro próximo, a publicação do primeiro edital de seleção de empresas interessadas em participar do programa, resultado de parceria da Finep com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujo objetivo é desenvolver a cadeia de fornecedores da indústria de petróleo e gás e ampliar o conteúdo nacional dos produtos desse segmento industrial.

Presente ao lançamento do programa, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, comentou a iniciativa. “O Inova Petro é uma ação que visa aprimorar o conhecimento tecnológico em um segmento onde temos vocação natural para liderança”, apontou o ministro.

Com recursos iniciais de R$ 3 bilhões, o Inova Petro tem duração prevista até 2016, oferecendo recursos para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas às seguintes linhas temáticas: processamento de superfície – tecnologias aplicáveis no processamento que acontece em plataformas e embarcações; Instalações submarinas – tecnologias aplicáveis aos diversos equipamentos e dutos que ficam abaixo da lâmina d’água; Instalações de poços – tecnologias aplicáveis ao poço no fundo do mar.

Arbix aproveitou a oportunidade para destacar o diferencial da iniciativa: “O programa, que conta com todo o suporte técnico da Petrobras, representa a primeira vez que a Finep vai combinar diferentes instrumentos de financiamento, como o crédito, subvenção econômica e cooperativa entre Instituições Científicas Tecnológicas (ICTs) e empresas.” Caberá ao BNDES aplicar seus recursos nas formas de crédito, participação acionária e Fundo tecnológico do BNDES (Funtec).

Além de Raupp, participaram da solenidade, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, a presidente da Petrobras, Graça Foster, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, dentre outras autoridades. Na ocasião, também foi assinado um memorando de entendimentos que estabelece a ação conjunta do MDIC, Petrobras e ABDI para desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Na avaliação de Graça Foster, o programa contribuirá efetivamente para o aumento do índice de conteúdo local, hoje uma questão central para a Petrobras. “Hoje, nossa média de conteúdo local chega perto de 65%. Em refinarias, é próximo a 92%, e em gás e energia chega com folga a 90%”, afirmou.

Processo de seleção

Poderão participar do processo de seleção do Inova Petro empresas brasileiras e/ou grupos econômicos brasileiros com Receita Operacional Bruta (ROB) superior a R$ 16 milhões, individualmente ou em associação. Projetos de empresas com ROB inferior a esse limite são elegíveis somente se desenvolvidos em conjunto com outra empresa e/ou grupo econômico com ROB superior a este valor.

No caso de associação entre empresa proponente de capital de controle nacional com outra empresa estrangeira e/ou controlada por matriz no exterior, poderá ser concedido o apoio a projetos que impliquem em efetiva transferência e absorção de competências e tecnologias pela primeira. 

Fonte: Finep - http://virou.gr/Ppc1rF

Nenhum comentário:

Postar um comentário